quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Madrid - Dia 13

Hoje o dia era reservado a dois museus: Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza. Seguimos de metro até a estação Atocha, bem em frente ao Reina Sofia.

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um misto de museu, biblioteca e centro de arte. Boa parte de seu espaço serve a exposições temporárias.

No seu acervo há uma preciosidade, Guernica de Pablo Picasso. Uma tela de 7,8 por 3,5 metros, que por si só, vale a visita.

Mas há muito mais, Joan Miró, Salvador Dalí e mais 14 telas de Picasso.

Há também vários estudos e testes que Picasso fez antes de começar a pintar Guernica. Além de um ensaio fotográfico da evolução da concepção da obra.

O Reina Sofia fica em um belo prédio com um jardim no centro e ao lado, integrado, um prédio moderno de aço, onde estão a biblioteca e o centro de artes.

Quando saímos fomos para o Paseo do Prado, recuperar as energias.

Seguimos para o Thyssen-Bornemisza, que é fruto de uma coleção privada, colecionada ao longo de três gerações. Boa parte foi adquirida pelo governo espanhol em 1993. No museu está em exposição a coleção adquirida e, ainda, peças da coleção privada da família Thyssen-Bornemisza.

A coleção é bem maior do que a do Reina Sofia. Há muita coisa de Van Gogh, Matisse, Degas, Goya, Gaugin, Rembrant, Monet, Picasso, Renoir e por aí vai. Uma coleção fantástica.

Nos chamou atenção as pinturas do holandês Frans Post, retratando diversas paisagens brasileiras no século XVII.

Depois fomos para o CaixaForum, que é um centro cultural da Caixa espanhola, que não é um banco, mas um fundo de pensão. Tinha uma exposição de Salvador Dalí. Mas aí já era demais, não aguentávamos mais ver pinturas :)

Seguimos vagarosamente pela Calle Atocha, a caminho da Plaza Mayor. Entramos em várias lojas, mas os preços em euros são uma tristeza.

Antes de chegarmos a Plaza Mayor, passamos pelo Palácio de Santa Cruz, que é a sede do Ministério de Relações Exteriores da Espanha.

Terminamos com sorvete na Plaza Mayor, mesmo fazendo um frio de 16 °C. Tem uma sorveteria Farggi que é uma delícia :)

Amanhã vamos ao Palácio Real que estava fechado no primeiro dia. À noite viagem de volta ao Brasil.


Reina Sofia


Jardins do Reina Sofia



Esboço que Picasso fez antes de começar Guernica

A própria.
A sala fica cheia o tempo todo


Terraço do Reina Sofia

Ministério da Agricultura

CaixaForum


Jardins do Thyssen



Palácio Santa Cruz


Vista do La Macarena, nosso hostal em Madrid


5 comentários:

Maurício Vivas disse...

Madrid (y)
Guernica (n)


Muito massa aquela historia do ingresso ontem. :)

Maurício Vivas disse...

Ah... Se Geraldo não entendeu, basta colar o que eu escrevi no skype e ver os icones que aparecem (acho que no msn tb funciona)

Maurício Vivas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wesley Teixeira disse...

(hug)

Anônimo disse...

Belle!! que legal que vc foi la! eh uma das minhas cidades favoritas!! ps: tenho uma foto igual a sua do quadro de picasso! huahuahahau

analu