quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia 4 - Tóquio

Acordamos 3:30 da manhã, não conseguimos dormir mais. Belle aproveitou para fazer a mega postagem anterior :)

O café da manhã é bem diversificado, mas não tem uma fruta sequer. As mesinhas são minúsculas. Eramos os únicos gaijin (japonês não tem plural).

Saímos com destino ao Palácio Imperial. Bastaram alguns passos na rua para perceber que o dia ia ser dureza. Estava muito quente, abafado e úmido às 8:40 da manhã. Mais algumas quadras e já estávamos pingando. Começou o ritual de tomar líquidos.

Máquinas automáticas que vendem todo tipo de água, chás, sucos e refrigerantes estão espalhadas pela cidade.

Uma prática dos japoneses nos surpreendeu. Ao chegarem ao trabalho, limpam os jardins em frente aos prédios nos quais trabalham. Saco plástico, luvas e pinças gigantes em mãos, lá vão eles catando folhas secas ou qualquer outra sujeira. Impressionante!

Quando chegamos ao Palácio Imperial, sol já estava rachando. O piso das ruas dos jardins do palácio é asfalto. Já podem imaginar o asfalto quente irradiando calor. Inacreditável o calor.

Os jardins dos Palácio são protegidos por fossos e paredões de pedra enormes. O Palácio propriamente dito, ainda é residência oficial da família imperial e só é aberto a visitação pública uma vez por ano.

Passeamos pelos jardins que abrigam o Nippon Budokan, o Museu da Ciência do Japão, o Museu de Arte Moderna do Japão e o Museu da Coleção Imperial.

O Museu de Arte Moderna ficou para um outra oportunidade.

O Nippon Budokan é um ginásio construído para as competições de Judô das Olimpíadas de 1964. O judoka Matsutarō Shōriki, dono de uns dos maiores jornais do Japão, bancou a construção. Também bancou a construção do Kodokan. Nele é realizado anualmente em 29 de abril (feriado nacional), a competição de Judô mais importante do pais, o Campeonato Nacional Japonês Absoluto (Zennihon jūdō senshuken taikai). Estava tendo um ensaio de uma cantora para público adolescente. Já tinha filas dos fãs, cada figura :)

O Museu da Ciência foi um misto de decepção e surpresas. É muito interessante, mas tem um foco forte no público infantil. Além de todo o conteúdo estar disponível apenas em japonês, o que prejudicou a experiência. Mas mesmo assim vimos coisas muito interessantes. Mas sem dúvida o que mais gostamos foi o ar-condicionado :D

O ponto alto da Coleção Imperial é uma tela enorme, dobrável, do século 17, narrando a chegada dos portugueses ao Japão.

Seguimos contornando o Palácio Imperial por fora, até que entramos em uma área de prédios gigantescos. Entramos em um prédio com vários anúncios de restaurantes. Era a livraria Maruzen, 5 andares de livros e 2 de restaurantes. A maior livraria que já visitei.

Da Maruzen avistamos a Estação Central de Tóquio, onde já havíamos passado na chegada, mas não havíamos visto por fora. Passando pela estação saímos na loja de departamentos Daimaru, 10 andares de loja. Preços salgadíssimos!

Da Daimaru seguimos para Ginza, área famosa pelas grandes lojas fashion. É uma área enorme, é preciso rodar muito. O cansaço e o sono nos abateu. Pegamos a estação de metrô e voltamos para o hotel. Quando chegamos passava das 17:00.

Por volta das 19:00, fomos a Kodokan assistir o randori (treino livre). O dojô principal ainda estava muito quente. Belle ficou imaginando, o meu sofrimento no curso amanhã.

Como estávamos muito cansados, passamos em uma 7-Eleven e compramos o jantar.

Amanhã Belle parte para o Parque Ueno sozinha e eu passo o dia no curso no Kodokan :)

P.S.: Detalhe, tomamos mais de 3 litros de água durante o dia, o resultado foi apenas uma mijadinha fajuta quando voltamos ao hotel :D

Atração do Nippon Budokan :|

Fila da gurizada

Jardins do Palácio

Farofada nos Jardins do Palácio

Café da manhã

Material usado na limpeza dos jardins

Jardins do Palácio

Almoço em restaurante Japonês de verdade

Almoço

Livros sobre Linux na Maruzen

Estação Central

Os táxis são todos deste modelo

A doidinha

Music Hall, nos jardins do Palácio

bicicleta

Museu da Ciência

Gerando eletricidade

Graças as roldanas

Mão na massa, limpando os jardins

Gente demais

A velinha que nos atendeu nesta loja de judogis devia ter uns 100 anos :)

Telhado do Nippon Budokan ao fundo

Gerando 230W :)

Nippon Budokan

Mano do Sumô saindo do metrô

Baziru :)

Nem tudo são flores, essa estação estava cheia de pessoas dormindo do chão