sábado, 5 de outubro de 2013

Dia 14 - New York - Detroit

Já acordamos o dia com as malas 95% prontas. Na véspera reservamos o SuperSuttle para as 11h30.

No meio da viagem pesquisando sobre o processo de revista na alfândega no Brasil, descobrimos que estavam focando especialmente nas mulheres grávidas justamente por causa dos excessos dos enxovais. Planejávamos voltar com 4 malas, reduzimos para 3. Espalhamos as coisas de Luiza nas três, para diminuir a exposição.

Belle ainda correu para fazer compras de última hora. Retornou faltando 20 minutos para o SuperSuttle chegar. Foram extremamente pontuais, recomendo demais o serviço.

É chegada  a hora de fazer um relato da experiência com o Airbnb. Essa é a nossa segunda hospedagem pelo serviço e só temos a comemorar até agora. Como já dissemos, as fotos e a descrição eram totalmente fieis ao apartamento. Nossa hostess, era um simpatia e estava sempre pronta para qualquer dúvida ou solicitação. Respondia nossos emails em minutos, geralmente em menos de 1 :)

Nosso apartamento era uma Townhouse típica da região. Três pavimentos, com o apartamento ocupando todo o andar. A hostess mora em um apartamento no térreo. Compramos muita coisa pela Internet para entregar no endereço dela - acorde para isso, mesmo estando nos Estados Unidos você acha muita coisa mais barata online e sem pagar os impostos de varejo.

O único porém, foi de inteira responsabilidade nossa. O apartamento ficava no limite da conveniência em relação a distância do metrô, dava para ir andando mas  era uma boa caminhada, terminamos usando o serviço de ônibus, o que resultou em esperas de até 20 minutos. 

O Airbnb é disruptivo, uma quebra de paradigmas assim como o Napster, eBay, Amazon. Veio para mudar para sempre o mercado de hospedagem. Você avalia e é avaliado no sistema, esse sistema de construção de reputação é fundamental para que aumente a oferta de opções disponíveis no sistema. Nas duas oportunidades que usamos o serviço, nos empenhamos em deixar tudo organizado e tratar os imóveis como se fosse a nossa casa, isso se refletiu claramente nas nossas avaliações. 

Mas nem tudo serão flores, os hotéis  sabem exatamente do risco que o Airbnb representa para seu modelo de negócio e já começaram a espernear. Já há uma batalha judicial em New York para tornar o serviço ilegal, vejam neste link.

Sem dúvida será uma batalha perdida, o Airbnb veio para ficar. A industria turística terá que se adaptar e aderir ao sistema. Como já se observa alias, já é possível encontrar quartos de hotéis no sistema. O Airbnb será sempre a nossa primeira para o planejamento de futuras viagens.

Chegamos no JFK, com bastante antecedência e tranquilos. Nosso voo só decolaria para Detroit as 16h. Almoçamos tranquilamente no aeroporto - detalhe, com preços normais de mercado, sem os preços abusivos como no Brasil.

Depois fomos para o terminal exclusivo da Delta Airlines para o embarque em um voo regional que nos levaria à Detroit - em um pequeno avião da Bombardier, concorrente ferrenho da Embraer -  para só então pegarmos o voo principal com destino a São Paulo. 

O terminal particular da Delta, nos deixou boquiabertos. Enorme e extremamente confortável. Com bancadas a perder de vista com tablets livremente disponíveis e serviço snack bar. Poltronas extremamente agradáveis. Aqui fica clara outra dica, voar por empresas aéreas do país destino é sempre mais vantajoso no quesito comodidade. A liberdade de construção de terminais privados pelas próprias empresas aéreas é uma questão que precisa entrar em debate no Brasil. 

A conexão em Detroit foi rápida e sem sobressaltos. Embarcamos para São Paulo em um 767 muito mais moderno do que o da vinda. O sistema de entretenimento contava com telas HD.

Já em São Paulo, gastamos tempo e dinheiro no Dutyfree para que os guichês de revista da Receita ficassem cheios. Belle escondeu a barriga e passou com uma mala, comigo logo atrás com mais duas, pela via do "nada a declarar". Passamos sozinhos pelo corredor e depois de um rápido olhar para as nossas bagagens da fiscal, fomos liberados. Ufa! 

Chegamos em Aracaju às 13h00 do domingo. Sãos, salvos e felizes com mais uma viagem prazerosa e sem incidentes :)

Ampliamos para oeste o nosso record de longitude, fomos a 73° Oeste, somando-se ao 139° Leste do Tóquio do ano passado.  Na latitude permaneceram os 55° Norte de Moscou e os 35° Sul de Cañuelas na Argentina.

Agora fechamos o cerco as 4 cidades mais globais: Nova York, Londres, Paris e Tóquio. 

Nova York é muito privilegiada geograficamente, os rios, a baia e a ilha de Manhattan, formam um conjunto espetacular. Somada a força econômica e a diversidade cultural é sem dúvida um dos lugares mais interessantes do mundo para se conhecer. Gostamos demais e com certeza voltaremos! :)

Belle completou 28 anos na viagem e ainda teve que carregar a pequena Luiza para cima e para baixo. Mais uma vez, uma companheira de viagem admirável. Ignorou solenemente os desafios e os limitações impostas pela gravidez e estava sempre disposta a conhecer mais. Amo você! 

Luiza, você se comportou muito bem na viagem. Cresceu que só! Mostrei muitos detalhes para você, mas com certeza você não vai lembrar, não se preocupe, certamente vamos rever tudo algum dia :*

Obrigado a todos vocês que nos acompanharam em mais uma aventura. Como sempre a cada viagem o blog bate records de audiência. Desta vez chegamos a casa dos 250 visitantes diários. 








Nenhum comentário: